O que tem no prato? Comida ou cultura?

O assunto de hoje vem recheado com muito sabor, arte e cultura! Seria impossível falar da gastronomia brasileira sem trazer um Mix de sabores, ingredientes e tradições que vieram com os imigrantes de tantas partes do mundo para o nosso país, contando ainda com os pratos e ingredientes nativos  brasileiro que nossos índios já preparavam mesmo antes do Brasil ser descoberto.

A gastronomia se transformou ao longo dos anos

A gastronomia está ligada a história do ser humano sua cultura e sua  necessidade de se alimentar Teve inicio na pré-história quando o homem primitivo descobriu que poderia modificar os alimentos através  do fogo. Aquilo que era consumido apenas cru agora poderia ser cozido e ter o sabor modificado. Uma ação de pura  sobrevivência se transforma para muitos em arte.

Na idade antiga foi o período dos grandes povos com muitas comemorações, banquetes reais, um período de muitas descobertas culinárias, mas foi somente na idade contemporânea  que a gastronomia se aperfeiçoou e ficou em constante transformação. Logo após a revolução francesa surgiu a cozinha burguesa que misturava os sabores do campo com a elegância e arte da alta gastronomia, combinando a gastronomia da terra com a gastronomia de laboratório.

A gastronomia no Brasil

No Brasil a historia da gastronomia começa a ser contada quando os portugueses chegaram aqui e tiveram seu primeiro contato com os índios que tinham uma culinária muito diferente do que a deles, usando ingredientes da terra, milho, mandioca, feijão, goiaba. Foi no período da colonização que se iniciou a cozinha brasileira.

A  gastronomia do Brasil é parte da nossa riqueza cultural. Cada pedaço do país tem suas particularidades, os nomes diferentes para um mesmo alimento, ingredientes únicos de cada região, formas de preparo dos alimentos, sem falar daquele jeitinho especial com que cada um adapta sua receita ao seu gosto! Isso torna a variedade ainda maior e preserva tradições familiares passando de uma geração para outra contando história.

Agora se falando em escolher um prato típico brasileiro, tem quem se arrisca em dizer que é nosso famoso arroz com feijão, mas ai é que vêm as diferenças, porque o feijão e o arroz cultivados no nosso imenso território exige adaptações nas variedades para o cultivo nos diferentes tipos de  clima e geografia, e também, existe diferenças nas formas da preparação variando de uma região para a outra.

A influência de outras culturas na comida brasileira

Além disso, a influência das grandes concentrações de imigrantes que chegaram em  várias  partes distintas do Brasil, trazendo consigo  suas tradições, alimentos, receitas e maneiras diferentes de preparo  gerou muita diversidade na culinária, com  características bem marcadas e visíveis quando viajamos de um lugar para outro:

  • Quem viaja para o sul saboreia aquele churrasco com chimarrão, arroz de carreteiro, barreado, caldeirada.
  • Já no sudeste a tradicional feijoada, virado a paulista, camarão com chuchu, tutu a mineira, moqueca capixaba.
  • Os sabores e aromas são tão marcantes que é inesquecível pra quem já viajou para o centro oeste e experimentou o pequi preparado com arroz, a canjica de pintado, arroz boliviano, caldo de piranha. 
  • A região norte em especial com suas iguarias raramente encontradas em outra região impressiona com o pato no tucupi, peixada, tacacá, pirarucu a casaca, açaí, maniçoba, caruru e caldeirada de tambaqui.
  • Pra finalizar o giro a região nordeste encanta com sua culinária, temperos, cores, sabores uma experiência única pra quem prova o famoso baião de dois, a tapioca, acarajé, vatapá, buchada de bode, cuscuz, paçoca de carne caranguejo ,carne de sol. Ainda temos os doces tradicionais de todo Brasil, infinitos quitutes, rosquinhas, pães, bolos…mas fica para  outro capitulo…

Imergir na gastronomia local de uma região e experimentar as comidas típicas é uma grande aventura e não pode ficar de fora nas viagens. Viagens de turismo rural ainda são melhores porque apresentam a culinária de raiz com ingredientes frescos, sazonais e locais, produzidos com muito carinho por empreendedores rurais!

Que tal programar sua próxima viagem deixando seu estomago escolher o destino?

Conheça nossos parceiros Aqui

Siga também nossas redes sociais, estamos no Instagram e Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.