As experiências em Turismo Rural e Criativo vem crescendo a “passos largos” na Paraíba, o que tem chamado a atenção do mercado turístico nacional. Por isso, a Paraíba foi o destino escolhido para receber o Benchmarking Minas/Paraíba, que inclui visitas técnicas em João Pessoa, Areia e Campina Grande, bem como para sediar o I Encontro de Turismo Rural e Criativo entre Paraíba e Minas, que acontecerão no período de (20) a (28) de novembro de 2021. O objetivo do Benchmarking e do Encontro é provocar e fazer surgir novas ideias e posturas nos negócios da atividade do turismo, melhorando assim, a oferta turística nos seus destinos.
É indiscutível a importância econômica e social do turismo enquanto atividade para o país. E não é de hoje que a Paraíba vem utilizando fortemente o Turismo como grande diferencial na oferta dos seus produtos e serviços, o que a tornou referência nacional no Turismo Rural, Criativo e de Experiências, e assim, vem desenvolvimento um turismo mais maduro e com capacidade competitiva.
Foi pensando no destaque nacional que a Paraíba, e notadamente o município de Areia vem ganhando no Turismo, que a Flanar Turismo, que é membro da Rede Turismo Rural Consciente e a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), se uniram para fazer esse intercâmbio de saberes e fazeres entre Paraíba e Minas.
Durante oito dias, a caravana mineira composta por gestores públicos de municípios, representantes de Instâncias de Governanças Regionais (IGR´s) e empresários que optaram pelo aprendizado vivencial que o benchmarking proporciona e estimulados pela experimentação de práticas de referência na operação turística irão conhecer o modelo de gestão integrada entre segmentos públicos e privados, as melhores práticas de gestão criativa aplicadas nos territórios, a operacionalização dos processos de inovação e as estratégias de mercado adotadas na Paraíba, o que possibilitará a todos, levar na “bagagem” de volta, uma série de contribuições, reflexões, análises e sugestões para aprimoramento nos seus destinos e negócios.
- Para o I Encontro de Turismo Rural e Criativo entre Paraíba e Minas já estão confirmadas as presenças as palestrantes:
- Tania Zapata, Socióloga e especialista em Desenvolvimento Humano pelo IRFED/Paris, Especialista em Desenvolvimento Local pelo BID (Banco Internacional de Desenvolvimento);
- Andréia Roque, Cofundadora e Mentora da Rede de Turismo Rural Consciente e do Instituto Brasil RuralRural;
- Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE PB;
- Marielza Rodriguez, Gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP);
- Décio Coutinho, Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e Gestor em Cultura e Economia Criativa;
- Alessandra Lontra, Jornalista, Marketóloga, Turismóloga Provisionada, Consultora de Turismo, interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo e representante do mesmo Programa, especialista em Regionalização do Turismo e Governança;
- Mirian Rocha, Consultora em Desenvolvimento de Território, Produção Associada ao Turismo, Economia Criativa e Fluxonomista 4D;
- Laura Santi, Professora Mestre em Turismo, Hotelaria e Ciência da Informação, Cofundadora da Usina do Conhecimento em Jaguariúna (SP);
- Rosália Lucas, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande (PB), que falará sobre o Projeto Roteiros Integrados Paraíba Serra e Mar.
Segundo Viviane Lemos, CEO da Flanar Turismo, de Uberlândia (MG), o projeto foi construído com muito carinho desde a escolha da arte do evento, que contou com o apoio do xilogravurista Pablo Borges, herdeiro do Mestre J. Borges, que tem dado continuidade à arte da xilogravura ao lado de seu pai no ateliê, no município de Bezerros (PE).
Essa troca de experiências terá dois momentos: o primeiro será I Encontro de Turismo Rural e Criativo, onde Minas visitará a Paraíba e no II Encontro, a Paraíba é quem visitará Minas. Assim, tanto a Paraíba, quanto Minas Gerais poderá apresentar seus produtos turísticos pautados nas novas economias, mostrar as boas práticas adotadas nos destinos visitados e trocar vivências e experiências.
De acordo com Adelaide Teixeira, presidente da Atura, “o aprendizado com as vivências nos tem mostrado que sempre vale a pena conhecermos novos destinos e novos modelos de negócios, pois quando saímos da nossa rotina, temos a oportunidade de lançar um olhar mais crítico sobre nossos negócios ou atividades, ampliando assim os nossos horizontes, o que acaba nos levando a identificar onde podemos melhorar para atingirmos a excelência”.
Público-alvo, nº de vagas e protocolos sanitários
Gestores de Circuitos Turísticos, gestores públicos, agentes de viagem e empresários. Devido a pandemia, o número de vagas está limitada a 45 participantes e durante todo o período, os participantes deverão manter o distanciamentos, usar máscaras e álcool em gel, que será disponibilizado em todos os locas visitados.
Muito importante este intercâmbio. Cada um com o seu potencial regional diferenciado. Bom que o Sudeste terá uma nova visão de parte do Nordeste. Anos só terão lucros na troca de experiências. Avante AREIA.
Grata pela sua contribuição, Josenildo!
Verdade. Essa troca de saberes e fazeres é muito importante para o desenvolvimento e o fortalecimento do Turismo no Brasil. Temos que buscar a excelência nos nossos destinos e negócios sempre! Abs.
Parabéns aos empreendedores de Areia e Paraíba.
Verdade, Leniza!
Vai ser um momento muito rico para todos.
Grata pela sua contribuição. Abs.
Parabéns aos idealizadores do projeto para que esse evento venha acontecer … Viviane é muito conhecida aqui no Triangulo Mineiro -Uberlândia /Araguari-MG . como gostaria de estar ai para conhecer essas maravilhas … participar
dos city Tour que serão realizados, com certeza será uma grande troca de experiencia e vivencia com o turismo rural local.. Parabéns a Todos ….Aqui em Araguari produzimos o melhor café do Cerrado irrigado,,,do Brasil e são exportados para o mundo ..
Abraços ..