E assim chegamos ao Turismo de Isolamento

Aos poucos as atividades de turismo estão voltando, o pós pandemia promete para certos tipos de turismo e até novas modalidades apareceram.

Você já ouviu falar do Turismo de Isolamento?

Na Rede Turismo Rural Consciente, que é composta por diversos tipos de profissionais do turismo, já tem gente oferecendo.

Conversamos com a Paula, proprietária do Rancho da Linda Paisagem, que fica em Juquitiba-SP, veja só a história dela com o Turismo de Isolamento:

“Em dezembro de 2019, após um ano inteiro nos preparando para o Turismo Rural, abrimos as porteiras do Rancho da Linda Paisagem para receber e acolher pessoas que buscam ruralidade e tranquilidade em um recanto no campo… pois sim… iniciamos as reservas nos primeiros meses de 2020, mimamos e tornamos as hospedagens mais acolhedoras e vivenciais no nosso humilde Rancho… nosso sonho estava se materializando.

Mas chegou março, e com este mês todas as incertezas e inseguranças de um novo vírus que causava apreensão no planeta inteiro… fechamos as porteiras pois nunca havíamos vivido algo parecido e mergulhamos em busca de informações, cursos, treinamentos, protocolos e tudo o que houvesse e tivesse disponível para tentarmos compreender o cenário, os fatos e essa nova realidade. Lembro que conheci o Turismo Rural Consciente nesta época e que foi esclarecedor poder contar tantos empreendedores trabalhando em segurança e saídas para minimizar aquele momento de crise…

Pois bem, percebemos que a coisa ia se estender e que a sociedade, principalmente dos centros urbanos necessitava de segurança sanitária, mas também de mais espaço, contato com a natureza e ar livre, muito ar livre para dar um pouco de leveza aos dias difíceis que todos estamos vivendo. Surgiu a ideia. O Rancho da Linda Paisagem seria um refúgio exclusivo para receber grupos familiares ou de amigos que mantiveram convivência durante a pandemia, para ter isolamento, sem confinamento.”
Crédito foto: Contando por onde passei

É preciso se preparar para oferecer esse tipo de turismo

Todo negócio de turismo que passa por ambientes de incertezas, como aconteceu com a pandemia e suas exigências sanitárias, precisa de revisão ou até adoção de novos processos. E, foi isso que o Rancho da Linda Paisagem fez:

“Para fazer esse trabalho com consciência, nós aqui do Rancho declinamos da individualização de quartos, oferecendo toda a habitação e o sitio para um único grupo, com responsabilidade. 

Seguimos a risca protocolos de limpeza e higienização, espaçamos as hospedagens com intervalo mínimos de 48 a 72 horas entre a saída de um grupo e entrada de outro, disponibilizamos todos os utensílios necessários para atender o grupo como uma moradia, seja pra períodos curtos ou longos, usamos mascaras o tempo todo no atendimento aos hospedes, mas, sobretudo, preservamos o acolhimento, porque acolher bem não significa abraçar as pessoas, mas sim, atender, acompanhar, observar, perceber e trazer momentos de felicidade a quem nos deu o privilégio e voto de confiança ao escolher nosso recanto.

Hoje, temos um perfil de clientes majoritariamente familiar, com pais e filhos , irmãos e sobrinhos que se entregam a ruralidade, tomam leitinho ao pé da vaca, rolam pelo gramado, tratam as galinhas, brincam de pesque e solte, correm dos gansos e depois percebem que não precisam temer os penosos, se conectam com os sons, aromas e tons da natureza e ainda apreciam sabores regionais, de um cardápio de produtores rurais que disponibilizamos assim que feita a reserva, com as delicias de Juquitiba e região já disponíveis na casa mesmo antes da chegada. Uma forma que que encontramos de promover e prestigiar a economia colaborativa. E, ainda, para quem quer uma folga da cozinha, também oferecemos serviço de cozinheira que prepara aquele almoço no fogão a lenha. Eu sugiro cardápio, o hóspede traz as compras ou demanda a mim a entrega do mercado local e reservo a agenda da cozinheira para atendê-los nas datas que escolherem.”
turismo de isolamento piquenique no rancho
Crédito: Rancho da Linda Paisagem

Os ganhos com o turismo de isolamento

Esse tipo de turismo vem crescendo muito, principalmente pelo interior do Brasil. É uma nova forma de posicionamento do negócio turistico sim, mas os ganhos vão muito além. Olha só que legal o ponto de vista do Rancho da Lida Paisagem:

“Nossa maior recompensa: poder proporcionar a cada pessoa que está em nosso recanto momentos que trazem leveza aos sentimentos, relaxam o corpo, desconectam a mente dos problemas e promovem sorrisos de felicidade. 

Hoje não podemos praticar tudo o que planejamos para nosso recanto, os pique-niques, passeios a cavalo, visitas monitoradas, vivências, entre outras ações que permanecem no papel para que sejam viabilizadas com responsabilidade. Mas sabemos, que oferecemos a liberdade, para quem está mais recluso, sair do confinamento mantendo o isolamento e quando voltam para casa, carregam momentos que ficam registrados em suas almas e nas nossas vidas também.”

Com certeza essa é uma atitude fortíssima de quem trabalha com o turismo rural consciente. Valores que devem ser estimulados nos dias que vivemos. Negócios turisticos melhores para novos turistas.

Se assim como eu, você não vê a hora de fazer experiências como essa, deixo aqui os contatos do Rancho da Linda Paisagem, suas redes e canal para reservas para que possa conhecer e se entregar a esse clima de ruralidade:

Whats app: 11 96855-8527

Instagram: https://instagram.com/rancho_da_linda_paisagem?r=nametag

Facebook: https://www.facebook.com/ranchodalindapaisagem/

Airbnb: https://airbnb.com/h/ranchodalindapaisagem

Sou Luciane Quadro, turismóloga e consultora de negócios turisticos na Quadro Consultoria e agradeço imensamente a Paula do Rancho Linda Paisagem por compartilhar com a gente sua linda história.

Gostou desse artigo? Tem mais no nosso Blog.

2 comentários em “E assim chegamos ao Turismo de Isolamento”

  1. Paula, realmente é uma excelente experiência de conexão com a natureza. Ativismo rural genuíno em defesa do nosso planeta. Parabéns pelo engajamento!!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.