Turismo Rural Consciente: Boas Práticas

Fotos Pisco Del Gaiso Livro Turismo Rural Brasileiro

Vamos promover neste Blog uma série ” Rede Turismo Rural Consciente ” para que você possa conhecer um pouco deste nosso universo em rede.  Nesta série convido vários membros da Rede Turismo Rural Consciente para contar um pouco sobre suas atividades. Neste primeiro capítulo  o Nicolas Figueiredo nos conta um pouco sobre o Grupo de Trabalho Boas Práticas.                  

 

Sobre o ano de 2020, com a chegada da pandemia causada pelo novo Coronavírus, SARSCOV -2, causador da COVID-19, trouxe, para além das preocupações sanitárias, diretamente ligadas à saúde, preocupações com a geração de resíduos domésticos e comerciais a base de plástico. Em razão do evitar o contato com superfícies, compartilhamento de talheres, copos e pratos, muitos estabelecimentos voltaram a adotar materiais recicláveis a base de plástico, potencializando o descarte incorreto deste material. 

Tendo em vista isto, foi criado, pelos membros signatários da Rede Turismo Rural Consciente Brasil, um Grupo de Trabalho que visou, em um primeiro momento, debater a geração, o manejo e a destinação ecologicamente correta de resíduos domésticos gerados em atividades turísticas. Desta forma, além de debates internos sobre as boas práticas empresariais relativas ao tema, o GT Boas Práticas, passou a realizar debates virtuais (“Lives”).

  As “Lives” do GT Boas Práticas tiveram início do segundo semestre de 2020, tendo sido realizadas “Lives” quinzenais, no Instagram da Rede (@turismoruralconsciente), e no canal do YouTube (canal turismo rural consciente). Após este primeiro momento, o GT Boas Práticas de início ao seu próximo tema de debates: as águas e questões sanitárias. Tendo seus próximos debates, já definidos, distribuídos da seguinte forma, sempre pelo canal do YouTube:

1)Águas:

  • 1º encontro: Preservação e Conservação de Nascentes;
  • 2º encontro: segunda quinzena de maio – Uso sustentável de recursos hídricos (rios e represas);
  • 3º encontro: primeira quinzena de junho – poluição em regiões estuarias e seus impactos em comunidades tradicionais.

2)Boas Práticas Sanitárias (início previsto para ocorrer de forma intercalada com os debates ambientais do GT Boas Práticas.             

Texto Nicolas Figueiredo 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.