“Amanhã, outro dia
Lua sai, ventania
Abraça uma nuvem que passa no ar
Beija, brinca e deixa passar”
A criança aprende brincando e na relação com o outro, essa é uma frase muito usual no meio educacional. Mas a criança de hoje, brinca? Com o que e com quem ela brinca?
Se por um lado temos a tecnologia dominando o cotidiano de todos, seja jovem, adulto ou criança; temos um público interessado em romper essa rotina e buscar a sinfonia e o encantamento da natureza. Mais ainda nesse momento de confinamento em suas casas. As famílias que desejam resgatar o convívio com o belo, com o natural e ampliar as relações com seus familiares buscam destinos por sua singeleza, por seu acolhimento e pela possibilidade de não apenas conhecer e estar no local, mas de conviver com seu modo de ser.
Não é a toa que atualmente se fala muito em turismo de experiência. Não basta oferecer um roteiro com atrativos interessantes, o mundo em transformação exige mais. Conforme a Organização Mundial do Turismo (OMT) o turista de hoje deseja viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem.
A criança, se dada a ela essa oportunidade, faz isso naturalmente: observa e investiga tudo que vê e sente. Em contato com o ambiente natural e cultural em seu estado “real” as experiências têm outros valores, potencializa-se a afetividade, a interação e a simplicidade.
Temos no Turismo Rural a possibilidade de ampliar, não só à criança, mas também aos jovens e adultos suas relações com a terra, animais e plantas, com a cultura e atividades regionais.
Na Rede de Turismo Rural Consciente, de Norte a Sul, há um leque de experiências em sintonia com a cultura regional e especificidade de cada local e empreendimento.
Junte-se a nós!
Saiba mais:
Turismo de Experiência https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/turismo_de_experiencia.pdf
https://www.revistaebs.com.br/mice/turismo-de-experiencia/embed/#?secret=0fqpwkFlB5
Brincar na natureza
https://territoriodobrincar.com.br/sem-categoria/brinquedos-da-natureza-entenda-o-brincar-a-partir-dos-quatro-elementos-naturais/ https://criancaenatureza.org.br/para-que-existimos/os-beneficios-de-brincar-ao-ar-livre/